Espaço em Branco

24/06/2009

Diploma para quê?

Filed under: Sem categoria — 1988anapaulapinto @ 23:00

Na semana passada o STF, que é presidido pela triste figura de Gilmar Mendes,decidiu que é inconstitucional a obrigatoriedade do diploma para quem quiser exercer a carreira de jornalista. Gilmar e a trupe que votou a favor da decisão alega a liberdade de expressão que todos tem o direito de exercer e blablabla e chegou a comparar a atividade jornalista com a de um chef de cozinha.

Ninguem é tão idiota a cair numa lorota dessas, pelo menos eu não sou. Todo mundo sabe que uma faculdade é muito mais do que um espaço onde se aprende uma profissão, é neste lugar que se adiquire cultura,conhecimento e consequentemente formam cidadão criticos, com opinião. Também todo mundo sabe que por trás desta decisão está o interesse dos donos das empresas de comunicação, e que a maioria dessas empresas são controladas por políticos o que é inconstitucional.

E qual seria o interesse? Não sendo obrigatório o diploma de jornalismo para exercer a função, “qualquer um” que quiser pode ser jornalista e fica muito mais fácil “moldar” o jornalista de acordo com os interesses da empresa , já um jornalista formado é muito mais dificil “domesticar” e olha que já funciona assim com a obrigatoriedade do diploma,o jornalismo já está mal das pernas imagina sem o canudo como vai ficar a situação.Sem contar as instituições de ensino que com certeza vão sofrer um déficit de alunos.

Eu, como futura jornalista, me sinto desrespeitada perante esta decisão.E espero sinceramente que esses político tomem vergonha na cara e revejam esta decisão!

Anúncios

1 Comentário

  1. Aninha,

    Vamos por partes…

    Primeiro, gostaria de falar sobre amizades. Não tenho amizades, as poucas que tive só tomei no olho do cú, desculpe a franqueza!
    Acabo me doando além da conta e no meio do caminho acham que sou trouxa, entendeu?
    Pra falar a verdade, as pessoas hoje em dia não possuem ética, algo que prezo, então fica cada vez mais difícil o relacionamento com outros.
    É por isso que amo minha própria companhia…rs

    Palhaçada essa decisão bizonha de que jornalista não precisa ter diploma. Daqui a pouco, os médicos também não precisarão de um canudo…
    Pra falar a verdade, o mundo está repleto de patifes que usam da boa fé alheia para ganhar dinheiro sem saber fazer um curativo no dedão do pé!
    Francamente, a área jornalística tb se encontra numa situação lástimável por causa dos inúmeros profissionais (?) incompetentes que existem.
    Imagine, como a coisa vai acabar agora?
    Deixa o barco caminhar nessas águas podres, amiga e faça a sua parte!
    Tenho certeza que você frá diferença nesse meio.

    Comentário por Nadja Prado — 25/06/2009 @ 20:07


RSS feed for comments on this post.

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: